Seja amigo do seu cliente 

Gosto de observar a maneira como algumas empresas se comunicam através de seus sites. Alguns textos e chamadas conseguem provocar emoções positivas nos leitores. Já outros não. 

Nesse artigo veremos como é possível se aproximar de seus clientes através da comunicação textual. Irei abordar as impressões que determinadas frases e expressões provocam e mostrar que a comunicação do seu site deve ser de amigo para amigo. 


1. A empresa vaidosa, orgulhosa e egocêntrica

"Eu sou o melhor do mercado."
"Eu sou o bambambam. Melhor do que eu só Deus."
"Na nossa empresa trabalham as pessoas mais bonitas e gostosas do planeta."

Nossa! Quanta vaidade, orgulho e egocentrismo. É muito comum encontrar frases como as que citei acima em alguns sites de empresas. Isso não é bom.

Por muito tempo tive receio de montar um site com meu nome vendendo os meus serviços. Minha maior preocupação foi divulgar meu nome sendo o menos egocêntrico possível. Não sei se consegui, mas pelo menos tentei e continuo tentando. :) Se você perceber, só existe uma página com uma foto e algo sobre mim quando se clica em "sobre". As demais páginas possuem detalhes dos meus serviços e artigos que escrevo para auxiliar webdesigners, donos de sites e pessoas interessadas no assunto.

É necessário mostrar logo de cara o que os seus visitantes querem: soluções para os problemas deles. Na primeira visita pouco importa o que você seja, se você já foi isso ou aquilo ou se você é descendente da família imperial. 

Qualidade e profissionalismo deve ser passada na impressão visual, no design da sua página. Um design ruim, com conteúdo ruim e navegação difícil faz com que o seu visitante tenha uma péssima impressão da sua empresa. Aí, meu amigo, pode falar até que sua empresa tem o ISO 900000209389 que não vai colar. :)

Nos textos tente passar a idéia de que sua empresa existe para ajudar, não demonstre orgulho nem despreze seus concorrentes. Siga uma linha positiva de comunicação, nunca se colocando acima do cliente nem do mercado. 

Mostre que sua empresa é boa no que faz mas respeitando sempre a experiência do cliente.

2. A empresa faz-tudo

"Para você, fazemos até seu cafezinho"

Textos como esse passam a seguinte idéia: "estamos desesperados, queremos dinheiro de qualquer forma, faço até seu cafezinho pra ver se ganho algum troco."

Como disse nunca se coloque acima do cliente, mas também não se coloque por baixo.
Cada um deve ficar no seu lugar.

É comum observar empresas de prestação de serviços, como as de publicidade ou agências web, fazendo tudo o que o cliente quer. Isso não é certo. Você tem que se colocar como amigo do seu cliente. 

Amigos não dizem apenas sim. Amigos são aqueles que dizem "não" quando notam que você não está no caminho certo. Por isso se um cliente pedir algo que você vê que não dará certo, não faça. Você poderia até garantir uma graninha a mais fazendo tudo o que seu cliente quer mas, lá na frente, você perderia um amigo que poderia lhe trazer muito mais negócios.

Seja amigo. 

Para o alto e avante!!!

Fonte: Bruno Ávila (Web Designer)

www.3dwebstudio.com.br