Estética na Web 

Nos meus artigos anteriores, dei dicas do que fazer e não fazer em páginas web. Recebi muitos e-mails pedindo para que eu escrevesse mais sobre o tema, utilizando o mesmo formato. Mas vou fazer um pouquinho diferente. Vou citar apenas o que pode ser evitado nas páginas web no que se refere à estética. Vou mostrar o que é considerado brega, cafona e amador. Quero que você, amigo e assinante do meu newsletter, tenha uma página elegante, atraente, leve e bonita como aquela pessoa especial que o atrai.

Sempre digo que a estética de um site lembra muito a estética feminina. Ela pode utilizar uma maquiagem pesada ou um visual mais clean com um batom leve, cor da pele. Imagine desta forma. Utilize o bom senso. 

Não use 
padrões de fundo desordenados, fundos com sequência de degradês ou xadrez. Se você for utilizar uma imagem de fundo, prefira as mais sutis. Uma marca d'agua por exemplo. Fundos com várias cores dificultam a leitura. 


Não use 
muitas cores. Defina as cores do seu site da seguinte forma: uma ou duas cores predominantes e uma cor de destaque. Continue com ela durante todo o site. Colocar várias cores na página para destacar pode banalizar os destaques e acabar não destacando nada. 

Nem pense em

colocar divisores arco-íris, muito menos aqueles animados. Acrescentar isso na sua página é o mesmo que dizer "minha página é amadora e sou um cafonão.


Não use 
muito texto na cor branca com fundo preto. O contraste será grande, vai cansar a vista do usuário rapidamente. Utilize um tom pastel, como um tom de cinza claro, não muito escuro. Vai quebrar o brilho, que se torna irritante com o tempo, para um contraste mais agradável. 


Não use 
cor de link azul com fundo preto. Sempre sugiro manter a cor do link em azul padrão, pois no subconsciente das pessoas já está gravado que uma palavra azul brilhante sublinhado pode ser clicado. Mas azul só funciona bem com fundos claros. Se você for trabalhar com um fundo preto, sugiro mudar a cor do link para o amarelo, verde ou, até mesmo, o branco. 


Não ache 
que fundo preto é "estiloso", tá na moda e que seu site ficará "demais!". Se o fundo preto não for utilizado da maneira correta, a sensação para quem entra no seu site poderá ser de negatividade. O preto tem suas aplicações bem sucedidas em sites sobre a noite, casas noturnas, bandas de rock, centros de diversão, cinema, etc. Mas pode ter efeito desastroso em sites como de hospitais, empresas de diversos ramos de negócio, alimentação, etc.


Não coloque globos girantes, o logo da sua empresa girando e piscando e animações que se repetem. Muitas vezes essas animações não acrescentam em nada, polui a página e dificulta a leitura.
Um ótimo carnaval com muitas cores, movimento e alegria!


Para o alto e avante!!!


Fonte: Bruno Ávila (Web Designer)

www.3dwebstudio.com.br