Navegaçăo / Artigos

Criando HTML Válido

w3cConstrução de páginas Web não são difíceis. Com os softwares disponíveis hoje, você pode escrever uma página e colocá-lo na Web em meia hora. E com essas ferramentas, você precisa um validador de HTML para localizar erros? Bem, você não precisa, mas se quiser hospedar suas páginas e torna-las visíveis através de versões futuras do HTML, ou se quer que os navegadores mais recentes possam exibi-la corretamente, escrever HTML válido é uma obrigação.
Existem várias razões específicas para escrever HTML válido, e usando um validador de HTML para garantir que o que você escreve é válido.

A compatibilidade futura

Como os navegadores evoluem, eles se aproximam cada vez mais do HTML padrão, como escrito pelo W3C. Mesmo que eles não suportem a versão mais recente do HTML, certifique-se que eles são compatíveis com versões mais antigas.
Se você estiver escrevendo HTML não-válido, há uma chance deles deixarem de ler corretamente as suas páginas web.  Um bom exemplo disto é um truque que alguns desenvolvedores da Web usavam com no navegador Netscape. Ao incluir tags múltiplas do corpo, com cores diferentes, o Netscape iria carregá-los todos em sucessão na criação de um fade-in ou efeito flicker na página carregada. Esse truque não funciona mais, já que se apoiava em uma incompatibilidade do navegador.

Visão atual do navegador

A menos que todo o seu público esteja usando um navegador específico, você vai incomodar alguns de seus visitantes tornando-os inacessíveis a ele, através de um código HTML inválido.

Menos problemas estranhos

Perguntam-me frequentemente a olhar para as páginas da Web, por que o código está fazendo algo estranho. Eu geralmente em poucos minutos, posso dizer-lhes o que esta errado. Por quê? Não é porque eu sei HTML por dentro e por fora, é porque eu corro sua página através de um validador de HTML. Isto geralmente aponta a um problema com o HTML, que, quando se corrige, resolve o seu problema também.

Validadores de HTML

Existem diversos validadores disponíveis. Você pode obter esses que são executados no seu computador, embutido em seu editor de HTML, ou em suas páginas da Web ao vivo.

Curtir Tweetar

É proibido copiar ou reproduzir este artigo. Leia nossa licença.

por: Ronaldo Luis +

« Voltar



SEO - Search Engine Optimizers. Técnicas e Estratégias de Otimização de Sites.

© Copyright 2004 / 2014 - 3D Webstudio Internet Solutions ®. Todos os direitos reservados.
A reprodução total ou parcial de qualquer meio ou forma sem expressa autorização da 3D Webstudio é proibida. Leia nossa licença