Navegaçăo / Artigos

Noções básicas de Web Design

Web Design e Gráficos

web design 1. Pense pequeno, como 10-12KB por imagem. Sim, dependendo da fonte, o número de usuários de banda larga está crescendo,  mas páginas lentas ainda são realmente irritantes.  E as imagens enormes são uma causa primária de páginas lentas. É fácil de otimizar suas imagens.

2.  Sempre use gráficos para comportar o conteúdo.  Só porque você tem uma foto adorável de seu cão não significa que você deva tê-lo em seu site. A principal exceção que gostaria de fazer, é para "design" de imagens. Estas são fotos e gráficos que ajudam a compor o design da página, e não servem para ilustrar o conteúdo.

3. Não utilize imagens que piscam ou se movam, ou mudar, ou girar, ou flash, ou fazer qualquer coisa em sua página.  Ou pelo menos, utilizá-las com moderação.  Há muitos estudos que mostram que os gráficos com efeitos estão confundindo e irritando as pessoas.

Web Design e Layout

4. Fique só com layouts padrão. Eu vi algumas páginas que usam 6 ou 8 quadros em uma página.  Outro site utilizando um esquema onde você teve que rolar para a direita para ler tudo na página (mas você sempre teve de rolar para baixo). Estes esquemas são bonitos, e podemos encontrar diversão em construi-los. Mas podem não agradar seus visitantes. A razão que o layout de 3 colunas é tão popular em sites e jornais é porque funciona. Você poderia pensar que é chato, mas você vai manter os leitores por mais tempo, apresentando alguma coisa simples e que possam compreender.

5.  Whitespace é mais do que a propriedade CSS, é uma função do seu layout. Você deve estar ciente dos espaços em suas páginas e como isso afeta a forma como o conteúdo é visto. Whitespace é tão importante em um layout da WEB, pois é um esquema em papel.

6.  Use seus gráficos, como elementos em seus layouts.  Os gráficos podem ser mais do que apenas gráficos, quando você usá-los como elementos reais em seus layouts.  Um exemplo extremo é quando quebrar texto em torno de uma imagem, mas qualquer imagem que você tem em seu site é um elemento de layout e deve ser tratado como tal.

Web Design e Fontes

fontes7. Serif para manchetes e Sans-Serif para o texto. Se você tiver tomado qualquer tipo de design de impressão, essa pode ser exatamente o oposto do que lhe ensinaram. Mas a WEB não é impressa. Fontes sans-serif são muito mais fáceis de ler em monitores de computador, porque a resolução da tela não é tão elevado como na impressão. Se você usar fontes com serifa para o texto normal, as serifas podem borrar juntos na tela tornando-os difíceis de ler.  Sua página de impressão deve usar as fontes opostas (serifa para manchetes e sans-serif para texto).

8.  Limitar o número de fontes diferentes.  Uma das melhores maneiras de tornar seu Web site  amador é alterar a fonte seguidamente. Claro, é possível fazer, mas limitando o seu site e a página com 2 ou 3 mantendo a famílias de fontes padrão  é mais fácil de ler e aparenta profissionalismo.

9.  Sim, você pode optar por usar "Rockwood LT Standard" como a fonte dna sua página, mas as chances de que um de seus leitores terão essa fonte também é muito baixa.  Usando fontes como Verdana, Geneva, Arial, Helvetica pode parecer chato, mas suas páginas serão vistas em todos os navegadores.

Web Design e Publicidade

10.  Não seja ganancioso. Se você tem qualquer controle sobre o número de anúncios em seu site, estar ciente de que seus leitores não estão vindo ler os anúncios, eles estão vindo pelo conteúdo. Se os anúncios sobrecarregaregarem o conteúdo da página, muitos leitores não vão ficar por tempo suficiente.  Sim, é importante fazer dinheiro a partir do seu site, mas se os anúncios afastarem as pessoas, você vai acabar perdendo dinheiro.

11. Tratar anúncios como faria com qualquer outra imagem. Mantenha-os pequenos, evite piscar, e mantê-los relevantes.  Só porque você pode ter um anúncio em seu site, não significa que você deve. Se o conteúdo é relevante para os seus leitores, eles são mais propensos a clicar no anúncio.

Lembre-se de seus leitores

navegadores12.  Teste suas páginas em vários navegadores.  Criação de páginas WEB que só funcionam no navegador mais moderno é ao mesmo tempo estúpido e irritante.  A menos que você está escrevendo um site para uma intranet corporativa ou um quiosque, onde a versão do navegador é completamente fixo, você vai ter problemas com as pessoas não serem capazes de ver suas páginas.

13. O mesmo é verdadeiro para os sistemas operacionais. Você não pode assumir que apenas porque sua página funciona no IE 7.0 para Windows que irá funcionar no IE 7.0 para Macintosh.

14. Escreva o conteúdo que eles querem. A menos que você está escrevendo um site exclusivamente para si mesmo (e se for, por que é colocada na web?), Certifique-se que o seu conteúdo abrange temas que os leitores querem ler.

Curtir Tweetar

É proibido copiar ou reproduzir este artigo. Leia nossa licença.

por: Ronaldo Luis +

« Voltar



top
SEO - Search Engine Optimizers. Técnicas e Estratégias de Otimização de Sites.

© Copyright 2004 / 2014 - 3D Webstudio Internet Solutions ®. Todos os direitos reservados.
A reprodução total ou parcial de qualquer meio ou forma sem expressa autorização da 3D Webstudio é proibida. Leia nossa licença